Eco Maquiagem

Atualizado: 14 de Out de 2020

Você já deve ter ouvido falar em maquiagem sustentável. Mas você realmente sabe como que ela funciona? Os benefícios e como são feitas? Talvez você já até tenha usado alguma para testar, ou ter visto algumas linhas de make naturais. Então, vamos mergulhar nesse assunto e explicar tudo sobre a maquiagem sustentável, natural, vegana e orgânica.



Maquiagem Natural

É um produto feito com ingredientes naturais, que necessariamente não significa que não há testes em animais, ou algum ingrediente derivado de animais. Mas a maioria das empresas que produzem maquiagens naturais seguem na linha vegana ou seja, sem derivados de animais e sem testes em animais.


Maquiagem Vegana

Já que citamos a maquiagem vegana, vamos explicar o que é! É uma maquiagem sem ingredientes derivados de animais como por exemplo leite, mel, gordura bovina etc. E não passa por testes em animais, ou seja, não contém nenhuma matéria prima de origem animal. Mas também não significa que a marca é totalmente natural! Pois pode ser usado insumos sintéticos que substitua o derivado de animais, por isso é muito importante a leitura e o entendimento do rótulo, ok?


Maquiagem Orgânica

E por último e não menos importante, a maquiagem é considerada orgânica quando se tem no mínimo 95% de matérias primas orgânicas. O que quer dizer, que o processo antes e durante o cultivo é sem química alguma, como por exemplo os agrotóxicos. Mas assim como a maquiagem natural e vegana, precisa se certificar com a marca, se o produto feito com matérias primas orgânicas, tem algum insumo sintético ou de origem animal, ok?


As maquiagens sustentáveis podem ser encontradas por marcas artesãs ou por marcas já certificadas. As marcas artesãs (produtos feitos artesanalmente) normalmente são feitos um a um, fabricação manual, os testes são feitos pelas próprias artesãs, medindo o PH e outros testes mais simplórios, sem laboratório, testando por vários dias. Os produtos naturais normalmente são feitos por encomenda, pois a validade costuma ser baixa, já que o conservante que se utiliza é natural.

Já as marcas grandes (certificadas) são marcas que trabalham com terceirização ou tem a sua própria indústria, os testes são todos realizados em laboratórios e seguem uma linha de produção.

A vantagem da maquiagem artesanal, é que pode ser muitas das vezes personalizada para o cliente. Já as marcas certificadas, costumam ter os produtos com um estoque maior, porém não realizam a personalização do produto.


Benefícios da Eco Maquiagem

Os benefícios são inúmeros! Imagina um batom com manteigas e ceras, que além de colorir os lábios, deixam super hidratados? Sem contar que um batom natural, vira multifuncional, você sabia? Já pensou em utilizá-lo como sombra? Ou como blush? #ficaadica


Além de serem multifuncionais, as maquiagens naturais, orgânicas e veganas, possuem em suas fórmulas, manteigas, ceras, ativos vegetais, pigmentos minerais, óleos vegetais e essenciais que juntos, fazem um tratamento incrível para todos os tipos de pele.


Agora que você já sabe um pouquinho de cada tipo de maquiagem Eco que existe, faça a sua escolha consciente, pense em make mais “verde”, assim você contribuirá para um planeta mais saudável.



Autora:

Adriana - Capim e Flores


#belezasustentavel #minimalismo #sustentabilidade #maquiagemvegana #maquiagemnatural



12 visualizações0 comentário